Palestrantes do XIII ISOMAN

Speakers of XIII ISOMAN

PALESTRANTES DO XIII ISOMAN (2021)

Russell Martin

Russell é cientista-chefe da M&I Materials, Manchester, onde lidera os esforços globais em pesquisa, desenvolvimento, novas aplicações, educação e inovações para fluidos de transformador de éster. PhD em Química e membro da Royal Society of Chemistry. Ele contribui para vários grupos técnicos e padrões do CIGRE, IEEE, ASTM, IEC e BSI e foi premiado com o Prêmio do Comitê Técnico Cigrè por contribuição destacada da divisão A2 (Transformador) em 2010, e o Prêmio IEC 1906 em (2011) por atualizar o padrão IEC 61099 (ésteres sintéticos para fins elétricos).

Afonso César Tavares

Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (hoje UNIFEI), com 29 anos de formado. Possui grande experiência em Gestão de Ativo, Manutenção e Estudos de Proteção no setor de Energia. Concluiu os seguintes cursos de Pós-Graduação: Especialização em Proteção/JICA/1997, e em Sistema Elétrico de Potência/CESE pela UNIFEI/2001, em PDG - Programa de Desenvolvimento Gerencial pela FGV/2006. em Pequenas Centrais Hidrelétricas/CERPCH pela UNIFEI/2011. Atuou na Gerência de Elétrica, Proteção e Automação, e em Gestão de Ativo, com participação de diversos P&D's de Manutenção e Projetos, como SOMA e Subestação Inteligente na empresa Energisa. Atualmente, é Engenheiro da CPFL Renováveis, como Especialista II de Manutenção Elétrica, Proteção e Gestão de Ativo na Engenharia O&M dos Parques Eólicos e PCH 's na área de geração da empresa. 

Nelson Takao Fugita 

Responsável pelo atendimento aos principais clientes dos produtos e serviços de Alta Tensão e Disjuntores de Gerador da HITACHI ABB Power Grids desde 2010. Participação como palestrante em eventos do segmento (CIGRE /SNPTEE) apresentando diversos trabalhos sobre o tema de alta tensão. Coordenador do COBEI do Comitê de Isolantes Gasosos desde 2018 .

Darcy Ramalho de Mello  

Engenheiro Elétrico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1977. Obteve o grau de mestrado pela COPPE em 1984. Trabalhou no CEPEL de 1978 a 2013, inicialmente nas áreas de ensaio de alta tensão e depois como responsável por diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de linhas de transmissão, subestações e redes de distribuição envolvendo, principalmente, isoladores. Desde 1994 é o coordenador da Comissão de Estudos de Isoladores (CE 36.1) do COBEI/ABNT. Representante do Brasil na IEC 36: Insulators. Membro do IEEE e do Cigré. Participa de diversos Grupos de Estudo do Cigré Internacional. Atualmente trabalha como consultor técnico para concessionárias e empresas do Setor Elétrico, participando de projetos de P&D, ministrando treinamento e realizando inspeções. Autor ou coautor de mais de 110 artigos científicos, apresentados em seminários nacionais ou internacionais, ou publicados em revistas e jornais científicos, e de três patentes depositadas no INPI.

Fabio Scatiggio

Nasceu em Veneza (Itália). Mais de 35 anos de experiência em transformadores de potência (diagnóstico, operação e manutenção, testes), materiais isolantes (sólidos, líquidos e gasosos), análises químicas, sensores on-line. Atualmente atua como Especialista Sênior para Aplicação de Fluidos Eletrotécnicos (tempo parcial) na empresa A&A Fratelli Parodi (Itália). Atua também como TCE Consultor e Especialista Sênior em Diagnóstico de Transformadores (tempo parcial).

Helena Wilhelm

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Química pela UFPR, mestre em Química pela UFSC e doutora em Química pela UNICAMP. É diretora da unidade de pesquisa e inovação da VEGOOR. Coordenou e participou de mais de 65 projetos de pesquisa e desenvolvimento. É inventora de 11 pedidos de patente registrados no INPI. Tem 123 trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais. Participa e coordena grupos de trabalhos técnicos, nacionais e internacionais (COBEI/ABNT, CIGRE e IEC). Atua principalmente nos temas de novos materiais, degradação de materiais e manutenção preditiva (papéis, óleos mineral e vegetal isolantes, SF6 e óleos lubrificantes). É professora do curso de especialização em Fluidos Isolantes e Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq.

 Ivo Grando

Engenheiro Mecânico, formado pela UFPR, Crea: PR-6630/D, 38 anos de experiência na área de Lubrificantes e lubrificação industrial, dos quais 12,5 anos na Cia Texaco Brasil S.A, 26 anos na Acipar Lubrificantes - Distribuidor Mobil, atualmente como consultor técnico e assessoria comercial na Vegoor Tecnologia Aplicada.