Palestrantes - Speakers
Speakers Biographies - Mini Curriculos

Homenageada do ano

Suzana Martorelli

Profissional do ano em materiais para o setor elétrico 

Suzana Martorelli é graduada em química industrial e engenharia química pela Universidade Federal de Pernambuco. Uma das primeiras profissionais na área de química no Brasil a ocupar postos de relevo no setor. Atuou por 11 anos no ITEP - Fundação Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco, onde  chefiou as seções de Tecnologia química, análises químicas, ensaios analíticos - setor de óleos. Chefiou o Laboratório de tecnologia inorgânica e a Divisão de química industrial. Durante 17 anos trabalhou na Cia Hidrelétrica do São Francisco - CHESF, onde planejou e instalou o laboratório de controle de qualidade de materiais e equipamentos elétricos em fase de aquisição e em serviço. Coordenou por vários anos a Comissão de Estudos Físico-Químicos (CFQ) da Eletrobrás, tendo sido a primeira mulher a assumir essa coordenação. Ministrou vários cursos na área de óleos isolantes aos alunos da Engenharia Elétrica da UFPE. Atualmente é a Diretora Gerente da SM Controle de Qualidade, laboratório que presta serviços de ensaios e análises químicas e físico-químicas a empresas de todos os ramos da industria e do setor elétrico. É perita judicial da Comarca do Recife e conselheira do Conselho Regional de Química da Primeira Região - CRQ I. Desde 2016 é a presidente da Associação Profissional dos Profissionais da Química do Estado de Pernambuco. É membro das Comissões de Estudo 10. e 10.2, Óleos isolantes minerais e não minerais do CB3 da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Palestrantes Convidados - Invited Speakers

André Pedretti

Engenheiro Eletricista formado na "Universidade Federal de Juiz de Fora"(UFJF). Analista nas áreas de: operação; controle de qualidade; e planejamento em média tensão. Engenheiro nas áreas de: manutenção de redes de distribuição; manutenção de subestações; manutenção de automação, controle e proteção. Gerente nas áreas de: manutenção de redes e linhas, subestações, automação, proteção e controle; engenharia de manutenção de subestações e linhas e de automação, controle e proteção; programas e projetos de eficiência energética e de utilização de energia; e programas e projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Atualmente Analista Técnico Sênior na Superintendência de Redes Inteligentes e Projetos Especiais da Copel.


Luiz Pereira Ramos

Bacharel e licenciado em química e Mestre em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná. Tem Doutorado, PhD  em Biologia pela Universidade de Ottawa, Canadá e pós Doutorado pela Universidade de Vancouver, Canadá. Atualmente professor titular da UFPR onde já orientou ou co-orientou 47 teses de mestrado, 21 de doutorado e 5 de pós doutorado. Atua em pesquisa nas áreas de recursos renováveis e biorrefinarias, métodos de análise cromatográficas e espectroscópicas, biocatálise, tecnologias de produção de biocombustíveis líquidos (bioetanol e biodiesel) de primeira, segunda e terceira (microalgas) gerações. É membro da American Oil Chemists' Society, da American Chemistry Society, da Sociedade Brasileira de Química e do Conselho Regional de Química da IX região. É  Consultor Ad-hoc de várias empresas, periódicos de circulação internacional e agências de fomento nacionais e internacionais. É Líder de grupo de pesquisa na UFPR (Cepesq, Centro de Pesquisa em Química Aplicada), cadastrado no Diretório Grupos de Pesquisa do CNPq desde 1994 e Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPR (desde 2016).

Debatedores - Panelists

Hildamara Brondani Coelho

Hildamara é Engenheira eletricista pelo CEFET - PR, com MBA em Controladoria pela USP. Possui pós graduação em  Gestão para a sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral. É Engenheira eletricista do quadro da COPEL desde 1996, onde foi Gestora de Meio Ambiente de 2007 a 2018 e atualmente coordena a participação da Copel Distribuição no Projeto demonstrativo do inventário de PCB, executado pelo Ministério do Meio Ambiente no ambito do projeto PNUD BRA/08/G32, para implementação  da Convenção de Estocolmo no Brasil. É a coordenadora técnica do do Comitê Permanente de Gestão de PCB da COPEL Distribuição e integra o Grupo de Ambiente da ABRADE desde a sua formação em 2013, onde foi coordenadora no período 2014/2015. Participa como representante da COPEL e da ABRADE nos diversos fóruns setoriais e intersetoriais onde se desenvolvem as ações relativas a PCB.  Participou de vários eventos técnicos e painéis sobre PCB, entre os quais o Encontro de sustentabilidade do setor elétrico em 2011, o Painel técnico Gerenciamento de PCB no Brasil: Convenção de Estocolmo e Impactos no Setor Elétrico - Visão Distribuidoras, neste como Coordenadora do GA PCB da ABRADE, no XXIII SNPTEE em 2015. 

Marco Antonio Barreto Pinto

Químico com especialização em Química Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 26 anos de trabalho na Área de Meio Ambiente da emprrsa Bayer S.A, 03 anos na Gerência operacional das unidades de incineração, Tratamento de águas e Efluentes industriais e descontaminação de equipamentos contaminados com PCB na empresa HAZTEC, 04 anos responsável pelo Projeto, Fabricação, Montagem, Comissionamento e Start-up da Planta de Incineração da EcoVital do Grupo Queiroz Galvão. Desde 2015 atua como Consultor pela empresa MALI Consultoria e Assessoria em Meio Ambiente Ltda.

Angelo Rigo

Engenheiro Eletricista - pela UMC formado em  1985. Foi supervisor de serviços a clientes entre 1987 a 1990 na Westinghouse do Brasil Indústria, Comércio e Serviços S.A. Trabalhou na MHA Engenharia de Projetos Ltda como Engenheiro Eletricista de 1985 a 1987 com desenvolvimento de projetos de instalações elétricas industriais e comerciais. Em 1990 fundou a  WPA Ambiental, Indústria, Comércio e Serviços Ltda onde atua como diretor geral até hoje.

Participou dos cursos de introdução à Convenção de Estocolmo sobre POPs ministrados pela CETESB e de manipulação de Sódio Metálico , ministrado pela  D.E.L.C.O. SLR de Inveruno, Itália. Possui treinamento em gerenciamento de Resíduos Perigosos com especialização em Serviços com PCBs ministrado pela Westinghouse do Brasil. Participa da Comissão de Estudos 10.2 do COBEI/ABNT na força tarefa para revisão da norma NBR 8371 - "Ascarel para equipamentos elétricos com líquido isolante Características e riscos".


Claudio Galdeano

Graduado em Engenharia Química em 1982 pelas  FACULDADES OSWALDO CRUZ de SP, tem curso de especialização em Legislação Ambiental pela ESCOLA POLITÉCNICA DA USP no ano 2000. Foi gerente do laboratório químico da Eletropaulo durante mais de 30 anos e tem grande experiência em manutenção de transformadores e processos de tratamento de óleos isolantes. Tem grande experiência em processos de tratamento de óleos minerais contaminados por PCB e atualmente é o Responsável Técnico da empresa  MGTRAFOS - MG.