
Palestrantes do XVII ISOMAN
Speakers of XVII ISOMAN
Organização
Organization

Patrocínio - XVII ISOMAN
XVII ISOMAN SPONSORS
PALESTRANTES DO XVII ISOMAN (2025)

ANDRÉ ARAUJO - NEPEN
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado profissionalizante em computação pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e doutorado em engenharia de teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (2014). É professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE) desde 2000, onde atua também como coordenador do programa de pós-graduação em Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia PROFNIT. É Presidente do NEPEN Núcleo de Estudos e Pesquisas do Norte Nordeste, instituto responsável pelo desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e Inovação (PDI) nos setores TIC e Energia. É pesquisador e coordenador de projetos de PDI nas seguintes linhas de pesquisa: Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Cidades Inteligentes e Inovação Tecnológica. Em sua trajetória profissional, foi responsável pela coordenação de mais de 50 projetos de PDI nas áreas de TIC e Energias, com especialidades em cidades inteligentes, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Sistemas Embarcados e Sensores. Atuou na gestão das políticas de inovação tecnológica do IFCE entre os anos de 2007 a 2013 e foi responsável pela criação e definição das políticas de inovação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC) entre os anos de 2014 e 2015, atuando como assessor especial de inovação. Foi responsável pela implantação do Polo de Inovação do IFCE em 2015.

ANDRÉ SÁ - ACS/LABOIL
Diretor Técnico da ACS Laboil, Mestre em Química dos Materiais pela Universidade Federal de Goiás, 41 anos de experiência em diagnóstico de transformadores de potência, desenvolveu atividades na CPFL, no período de 1981 a 1989, e CELG, até 1997 quando fundou a ACS Laboratórios, empresa focada no diagnóstico e manutenção de equipamentos elétricos. Desde 1983 participa dos principais fóruns de discussão do setor elétrico, como COBEI-ABNT - Comitê Brasileiro de Eletricidade – Associação Brasileira de Normas Técnicas, contribuindo na elaboração das normas técnicas brasileiras, Eletrobrás – GCOI – SCM – CFQ - Subcomitê de Manutenção, Comissão de Estudos de Físico-Química, e Cigré Brasil D1.01, Materiais e Tecnologias Emergentes. Foi Coordenador da Força Tarefa de Enxofre Corrosivo do Cigré Brasil, e Coordenador da Comissão de Estudos da CE 10.002 – Outros óleos isolantes sintéticos e naturais da ABNT.

ARI CARLOS - STARVED
Bacharel em Administração pela FUNEPE-SP; realizou treinamento no Senai de Mistura e Compostos de Borracha; atualmente é Diretor Industrial na empresa Starved Vedações Especiais.

DÉBORA C. SANTOS CHICONATO - TAESA
Graduada em Química (Licenciatura e Bacharelado) na UFPR. Tem MBA em Gestão de Processos e Qualidade na Uninter. Atua como química na empresa TAESA sendo responsável pela realização das análises físico-químicas, cromatográficas e diagnósticos em óleos isolantes.

DIEGO ROBALINO - MEGGER
Dr. Diego Robalino é Diretor Global de Indústria – Transformadores de Utilidades na Megger. Ele é especialista no diagnóstico de procedimentos complexos de testes elétricos e no desenvolvimento estratégico de tecnologia de teste de transformadores de última geração. Com mais de 25 anos de atuação na engenharia elétrica, possui responsabilidades gerenciais nos setores de sistemas de energia, óleo e gás, e pesquisa.
Diego é Senior Member do IEEE, membro do CIGRÉ EUA, integrante do Comitê de Transformadores IEEE/PES e é Project Management Professional (PMP) certificado pelo Project Management Institute (PMI). Ele atuou como Co-Chair nas edições de 2020 e 2022 da Electrical Insulation Conference, promovida pelo IEEE/DEIS.
É autor e coautor de mais de 50 artigos técnicos relacionados à avaliação de condição de transformadores de potência, distribuição e instrumentação, além de ser colaborador contínuo nas revisões das normas NETA. Diego obteve seu Ph.D. em Engenharia Elétrica pela Tennessee Technological University, com pesquisa voltada para otimização de sistemas de energia, com foco em equipamentos envelhecidos

GIZELE FELIZARDO - ABRAMAN
Revisora da Revista "IEEE - Transactions on Dielectrics and Electrical Insulation"; Membro ativo das Comissões 10.1 e 10.2 do Comitê Brasileiro de Eletricidade (COBEI);Membro ativo CIGRE e membro de grupos de trabalho da IEC: IEEE C57.154 - TF1 e IEEE - TF1 - Termal class of liquids; Professora da Especialização em Fluidos Isolantes e cursos livres da Vegoor Capacitação Tecnológica, antiga Universidade Corporativa Diagno (UniDiagno); Doutorado em Química pela Unicamp em 2000; Mestrado em Química pela UFSC, em 1996; Curso superior de Licenciatura e Bacharelado em Química, pela UFPR, em 1993; Bolsista de produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq. Atualmente coordenadora do Comitê feminino da ABRAMAN.

HÉLIO AMORIM - CEPEL
Hélio Amorim obteve os graus de Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 2001 e 1997, respectivamente, e o grau de Bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade de Taubaté (UNITAU) em 1994. Atua profissionalmente como Pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) desde 1997.

HELENA WILHELM - VEGOOR
Revisora da Revista "IEEE - Transactions on Dielectrics and Electrical Insulation"; Membro ativo das Comissões 10.1 e 10.2 do Comitê Brasileiro de Eletricidade (COBEI);Membro ativo CIGRE e membro de grupos de trabalho da IEC: IEEE C57.154 - TF1 e IEEE - TF1 - Termal class of liquids; Professora da Especialização em Fluidos Isolantes e cursos livres da Vegoor Capacitação Tecnológica, antiga Universidade Corporativa Diagno (UniDiagno); Doutorado em Química pela Unicamp em 2000; Mestrado em Química pela UFSC, em 1996; Curso superior de Licenciatura e Bacharelado em Química, pela UFPR, em 1993; Bolsista de produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq.

MARCO ANTONIO MARIN - DATA ENGENHARIA
Engenheiro Eletricista com mais de 20 anos de experiência no setor elétrico, atuando em empresas como COPEL Geração e Transmissão, onde liderou equipes técnicas e gerenciou projetos de manutenção de subestações, transformadores de potência e comutadores sob carga. Atualmente, é Gerente de Conta (KAM) na DATA Engenharia, responsável pela gestão técnica e estratégica de contas-chave no setor de energia. Foco em soluções inovadoras, confiabilidade operacional e desenvolvimento sustentável.

NELSON TAKAO FUGITA - HITACHI ENERGY
Graduado em Publicidade e Propaganda e se graduou em 1991 no Instituto Metodista de Ensino Superior em São Bernardo do Campo – SP e em 2003 obteve o MBA em Marketing pela Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro – RJ. É membro ativo do COBEI – Comitê Brasileiro de Eletricidade Eletrônica - e desde o ano de 2018 até 2023 foi coordenador da Comissão de Estudo de isolantes gasosos (ABNT/CE-003:010.003). Tem vasta experiencia profissional em empresas do setor de infraestrutura de Telecomunicações com passagens pela ERICSSON e HUAWEI e na empresas de manufatura e prestação de serviços para o setor elétrico trabalhou na GEVISA, GEC ALSTHOM , ABB que atualmente é a HITACHI ENERGY trabalha no departamento de Alta Tensão E por estas empresas tem colaborado em comitês de grupos setoriais na ABINEE - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica e na ABDIB Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base. Tem participação como congressista em eventos do setor elétrico do CIGRE – Brasil , do SNPTEE- Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - e SINTRE da ABRATE - Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica a ABRAMAN – Associação Brasileira de Manutenção .

PAULA AZEVEDO - TAESA
Graduada em Química com Atribuição Tecnológica na UFRJ. Tem Pós-Graduação em Gestão de Projetos na Estácio. Atua como química na empresa TAESA sendo responsável pela realização das análises físico-químicas, cromatográficas e diagnósticos em óleos isolantes. Além disso é responsável pela elaboração de diagnósticos químicos e pareceres técnicos voltados à manutenção preditiva e preventiva no setor elétrico.

PAULO FERNANDES - VEGOOR
Engenheiro Químico, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Especialização em Gerenciamento de Resíduos Industriais Perigosos, pela Westinghouse Environmental Systems and Services (EUA); Especialização em Gerenciamento de Emissões Atmosféricas, pela Westinghouse Environmental Systems and Services (EUA); Mestre em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Pesquisador do Cepel e da Copel; Consultor da ONU / PNUD para a elaboração do "Projeto para Estabelecimento de Sistema de Gerenciamento de PCBs" em atendimento à Convenção de Estocolmo – 2007/2011; Auditor Ambiental com formação pela JPD Training Limited (Reino Unido); Gerente do Laboratório de Óleos Isolantes da Westinghouse do Brasil, primeiro laboratório privado do país a oferecer serviços de análises em óleos isolantes; Representante no Brasil da SDMyers Inc, um dos maiores laboratórios de análises em óleos isolantes dos EUA; Ex-Diretor Técnico da Mineraltec; Diretor Administrativo da VEGOOR.

ROBERTO IGNÁCIO DA SILVA - MR DO BRASIL
Roberto tem mais de 29 anos de experiência em engenharia e desenvolvimento de produtos e equipamentos de bens de capital no setor de energia em empresas multinacionais como Robert Bosch, ABB, GE e Cargill. Ele é especialista em líquidos isolantes para Comutadores na Maschinenfabrik Reinhausen (MR). Com 11 anos de experiência em projeto, fabricação e atividades de serviço de Transformadores de Potência, Roberto foi Gerente de Engenharia Mecânica na ABB. Por 7 anos foi Gerente Técnico na Cargill apoiando a implementação de líquidos isolantes alternativos para Transformadores. Roberto está cursando doutorado em Energia na UFABC, possui mestrado em Políticas Energéticas pela USP, Gestão de Projetos na FIA, MBA em Produtos e Serviços na USP e bacharelado em Engenharia Mecânica pela UBC. Ele é membro ativo dos comitês de normas de Transformadores e Líquidos Isolantes do IEEE, ABNT, ICONTEC, INEN e do comitê A2 Transformadores do CIGRE.

RODGER PEREIRA - COPEL
Engenheiro Sênior de Normas e Procedimentos para Subestações e LDAT na COPEL, com 18 anos de experiência no setor de Power Utilities. Atua na liderança de processos de manutenção, adequações técnicas e gestão de projetos, com foco em inovação, eficiência e segurança das redes elétricas. É mestre em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela UEL, especialista em Proteção de Sistemas Elétricos de Potência e possui MBA Executivo em Gestão de Projetos pela FGV.

SENJA LEIVO - VAISALA
Senja Leivo é Especialista Sênior da Indústria na Vaisala, Finlândia, com foco na monitoração de condição de transformadores de potência. Com 25 anos de experiência internacional no setor, ela desempenha um papel crucial na integração do feedback dos clientes nas pesquisas e no desenvolvimento de produtos da empresa. Destaca-se por sua contribuição significativa no desenvolvimento do monitor multigás para Análise de Gases Dissolvidos (DGA) e sensores de umidade da Vaisala. Senja é uma palestrante experiente em conferências do setor e autora de diversos artigos técnicos. Participa ativamente de colaborações internacionais de pesquisa, sendo membro de grupos de trabalho da CIGRE, equipes de manutenção da IEC e outras iniciativas voltadas para a avaliação da condição de transformadores. Atualmente, ela coordena o grupo de trabalho conjunto da CIGRE A2/D1.74, que desenvolve diretrizes para a monitoração online de umidade em transformadores, e representa a Finlândia no Comitê de Estudo D1 da CIGRE. Com mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais, Senja alia uma sólida formação acadêmica à sua ampla experiência prática no setor elétrico.

TATIANA CHANAS - WEG
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Mestre em Química na área de Petroquímica e Polímero pela UFRGS, com a dissertação sobre Avaliação de Degradação de Papel Isolante Kraft Sob Stress Térmico na Montagem de Transformadoes e em Condições Simuladas. Trabalha na WEG Transformadores desde 1991, atuando nas áreas de Laboratório Físico-Químico, de Gestão Ambiental e de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Atualmente atua na Engenharia de Produtos da WEG Transmissão e Distribuição (WTD) como especialista química em líquidos isolantes e materiais construtivos na fabricação de transformadores. É membro, como representante da WEG WTD, nos Comites da ABNT CE-003-010.001 - Óleos Minerais Isolantes e ABNT/CE-003.010.002 - Outros Óleos Isolantes (Sintéticos e Naturais).