Palestrantes do XVI ISOMAN
Speakers of XVI ISOMAN
Organização
Organization
Patrocínio - XVI ISOMAN
XVI ISOMAN SPONSORS
PALESTRANTES DO XVI ISOMAN (2024)
ARI CARLOS - STARVED
Bacharel em Administração pela FUNEPE-SP; realizou treinamento no Senai de Mistura e Compostos de Borracha; atualmente é Diretor Industrial na empresa Starved Vedações Especiais.
BÁRBARA MARQUES MICALZENZEN - ENERGISA
Graduada em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário São
Lucas. Atuou como estagiária na UHE Santo Antônio no departamento de Operação
da Usina. Atualmente é Analista de Planejamento I na Energisa Rondônia, sendo
responsável pelo controle do OPEX e CAPEX além da elaboração de plano de
manutenção dos transformadores. Realiza também catalogação das análises de óleo
dos transformadores.
DÉBORA C. SANTOS CHICONATO - TAESA
Graduada em Química (Licenciatura e Bacharelado) na UFPR. Tem MBA em Gestão de Processos e Qualidade na Uninter. Atua como química na empresa TAESA sendo responsável pela realização das análises físico-químicas, cromatográficas e diagnósticos em óleos isolantes.
FERNANDO H. OMOTO TAKEDA - COPEL
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Trabalha na Companhia Paranaense de Energia desde 2011. Atualmente atua na Engenharia de Manutenção de Subestações e Automação da Copel Distribuição.
HELENA WILHELM - VEGOOR
Revisora da Revista "IEEE - Transactions on Dielectrics and Electrical Insulation"; Membro ativo das Comissões 10.1 e 10.2 do Comitê Brasileiro de Eletricidade (COBEI);Membro ativo CIGRE e membro de grupos de trabalho da IEC: IEEE C57.154 - TF1 e IEEE - TF1 - Termal class of liquids; Professora da Especialização em Fluidos Isolantes e cursos livres da Vegoor Capacitação Tecnológica, antiga Universidade Corporativa Diagno (UniDiagno); Doutorado em Química pela Unicamp em 2000; Mestrado em Química pela UFSC, em 1996; Curso superior de Licenciatura e Bacharelado em Química, pela UFPR, em 1993; Bolsista de produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq.
HELTON JOSÉ ALVES - UFPR
Possui graduação em Química pela UEM (2004), mestrado em Eng. de Materiais pela UFSC (2005) e doutorado em Eng. de Materiais pela UFSCar (2009). É professor Associado Nível IV da UFPR. Atualmente, é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D na área de Engenharia de Energia e Diretor Técnico-Científico da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2). Tem atuado como Relator da Câmara Temática de Capacitação de Recursos Humanos do Plano Nacional do Hidrogênio (PNH2), coordenada pelo Ministério da Educação. Está vinculado ao Departamento de Engenharia Química do Setor de Tecnologia/ UFPR, e é fundador do LABMATER/UFPR, onde tem coordenado projetos de PD&I na área de conversão de biogás/biometano para a produção de hidrogênio renovável e seus usos. Possui mais de 140 artigos publicados em revistas científicas, mais de 50 palestras ministradas, 11 patentes depositadas sendo 3 concedidas (1 delas com tecnologia transferida). Já orientou mais de 50 alunos de Mestrado e Doutorado.
JOÃO CARLOS GOMES - TRAFOCARE
Formado em técnico em Petroquímica pela Escola técnica Conselheiro Antonio Prado (COTICAP) Campinas – SP em 1978. Em 1979 iniciou sua trajetória com óleo mineral isolante na empresa Lubflex Industria e Comercio LTDA, empresa pioneira na prestação de serviços de "Regeneração de óleo mineral isolante" como técnico de laboratório de controle de qualidade. Em 1983, foi contratado pela empresa Transformadores União LTDA (TUSA) como no laboratório de controle de qualidade de materiais. Quando iniciou sua participação nos Comitês Técnicos do COBEI – CE – 10.001 e CE 10.002. Em 1988 foi contratado pela empresa Regenera Industria e Comercio LTDA, na função de técnico de laboratório, uma das primeiras empresas a prestar serviços de análise de óleo mineral isolante ao mercado industrial. Em 1997 empreendeu em suas próprias empresas Brastrafo do Brasil Ltda e Fluidex do Brasil Ltda, sendo a primeira prestadora de serviços de manutenção em transformadores e a segunda, fabricante de equipamentos de tratamento de óleos isolantes, incluindo maquinas de descontaminação de óleos contaminados com PCB ( desalogenação ) com Sódio Metálico. Em 2019 foi contratado pela empresa TRAFOCARE Ltda, onde permanece até esta data.
JOSÉ BATISTA FERREIRA NETO - SANTO ANTÔNIO ENERGIA (SAE)
Engenheiro Eletricista com habilitação em Automação Industrial (2006) na Universidade de Uberaba - UNIUBE, Especialista em Proteção de Sistemas Elétricos (2012) na Universidade Federal de Itajubá – CEPSE UNIFEI e cursando MBA em Gestão de Projetos (conclusão em 2020) e MBA em GestãoEmpresarial (conclusão em 2021) na Fundação Getúlio Vargas – FGV. Experiência nas áreas de Proteção, Controle, Telecom, Operação de Sistemas Elétricos, Equipamentos de Alta Tensão, Linhas de Transmissão, Subestações Convencionais, Subestações Blindadas à SF6 (GIS), Gestão de Contratos, Gestão de Contratos P&D, Gestão de Orçamentos, Execução de Planos de Manutenção, Manutenção Baseada na Condição, Preditiva e Prescritiva, Laboratórios de Metrologia e Análises Químicas, Segurança Cibernética Industrial de TO, Gestão de Ativos, Coordenação, Liderança de Equipes entre outras. Atua desde 2022 como Gerente de Manutenção de Sistemas de Transmissão, Automação e Auxiliares.
LILIAN TATIANA CHANAS VACCA - WEG
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Mestre em Química na área de Petroquímica e Polímero pela UFRGS, com a dissertação sobre Avaliação de Degradação de Papel Isolante Kraft Sob Stress Térmico na Montagem de Transformadoes e em Condições Simuladas. Trabalha na WEG Transformadores desde 1991, atuando nas áreas de Laboratório Físico-Químico, de Gestão Ambiental e de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Atualmente atua na Engenharia de Produtos da WEG Transmissão e Distribuição (WTD) como especialista química em líquidos isolantes e materiais construtivos na fabricação de transformadores. É membro, como representante da WEG WTD, nos Comites da ABNT CE-003-010.001 - Óleos Minerais Isolantes e ABNT/CE-003.010.002 - Outros Óleos Isolantes (Sintéticos e Naturais).
MAGNO SOARES - MR DO BRASIL
Magno Soares possui curso Técnico em Eletrotécnica (2012), graduação em Engenharia Elétrica (2017), especialização em Gerenciamento de Projetos (2019), especialização em Equipamentos Elétricos de Alta Tensão (2022) e MBA Executivo em Administração: Negócios do Setor Elétrico na FGV (2023) e também cursando mestrado em Engenharia Elétrica na UFABC. Desde 2009, atuando com transformadores de potência, reatores de derivação e reguladores de tensão. Iniciou suas atividades na TSEA Energia (Toshiba) em 2009, onde atuou no processo de fabricação de bobinas, montagem de enrolamentos, inspeção e ensaios elétricos de alta tensão em equipamentos até 600 MVA e 550kV até 2020. Em 2020, inicou os trabalhos na Engenharia de Manutenção da CTG Brasil, onde desenvolveu atividades voltadas para especificação, aquisição, manutenção, comissionamento e start-up de transformadores de potência e demais equipamentos de subestação de 14 usinas hidrelétricas, somando mais de 8GW de potência instalada. Em 2022, iniciou sua jornada na MR do Brasil, como Engenheiro Comercial, atuando em novos negócios do grupo Reinhausen, bem como prestando atendimento aos clientes de toda América Latina. Ademais, Magno Soares é membro do Cigré, atuou como professor universitário, instrutor técnico e palestrante em diversas universidades pelo Brasil.
NEWHELEN G. SILVA DE ASSUNÇÃO - SANTO ANTÔNIO ENERGIA
Graduada em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário
São Lucas. Atuou como estagiária na UHE Santo Antônio – Manutenções preventivas
e corretivas em unidades geradoras. Atualmente é Técnica de Manutenção na área
de Transmissão na Santo Antônio Energia (SAE). Suas responsabilidades
incluem inspeções termográficas, coleta de amostras de óleo para análises
cromatográficas e físico-químicas, manutenções em painéis elétricos de comando
e realização de ensaios elétricos em Transformadores e equipamentos que compõem
subestação convencionais.
NELSON TAKAO FUJITA - HITACHI ENERGY
É graduado em Publicidade e Propaganda e se graduou
em 1991 no Instituto Metodista de Ensino
Superior em São Bernardo do Campo – SP e em 2003 obteve o MBA em Marketing pela
Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro – RJ. É membro ativo do COBEI –
Comitê Brasileiro de Eletricidade Eletrônica - e desde o ano de 2018 até 2023 foi
coordenador da Comissão de Estudo de isolantes gasosos (ABNT/CE-003:010.003).
Tem vasta experiencia profissional em empresas do setor de infraestrutura de
Telecomunicações com passagens pela ERICSSON e HUAWEI e na empresas de manufatura
e prestação de serviços para o setor elétrico trabalhou na GEVISA, GEC ALSTHOM
, ABB que atualmente é a HITACHI ENERGY
trabalha no departamento de Alta Tensão E por estas empresas tem colaborado em
comitês de grupos setoriais na ABINEE - Associação Brasileira da
Indústria Elétrica e Eletrônica e na ABDIB Associação Brasileira da
Infraestrutura e Indústrias de Base.
Tem participação como congressista em eventos do setor elétrico do CIGRE
– Brasil , do SNPTEE- Seminário Nacional
de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - e SINTRE da ABRATE - Associação
Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica a ABRAMAN –
Associação Brasileira de Manutenção .
PAULO FERNANDES - VEGOOR
Engenheiro Químico, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Especialização em Gerenciamento de Resíduos Industriais Perigosos, pela Westinghouse Environmental Systems and Services (EUA); Especialização em Gerenciamento de Emissões Atmosféricas, pela Westinghouse Environmental Systems and Services (EUA); Mestre em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Pesquisador do Cepel e da Copel; Consultor da ONU / PNUD para a elaboração do "Projeto para Estabelecimento de Sistema de Gerenciamento de PCBs" em atendimento à Convenção de Estocolmo – 2007/2011; Auditor Ambiental com formação pela JPD Training Limited (Reino Unido); Gerente do Laboratório de Óleos Isolantes da Westinghouse do Brasil, primeiro laboratório privado do país a oferecer serviços de análises em óleos isolantes; Representante no Brasil da SDMyers Inc, um dos maiores laboratórios de análises em óleos isolantes dos EUA; Ex-Diretor Técnico da Mineraltec; Diretor Administrativo da VEGOOR.
ROGÉRIO DIÓGENES - NEPEN
Engenheiro e Mestre em Telecomunicações e especialista em Inovação Tecnológica pelo Instituto Federal do Ceará. De 2009 até 2014, trabalhou como engenheiro de desenvolvimento no NEPEN, atuando no desenvolvimento de produtos com foco em Internet das Coisas, Smart Grid e outras soluções para Utilities. Durante esse período, também trabalhou no desenvolvimento de sensores ópticos para monitorar gases dissolvidos em óleo mineral isolante de transformador de potência. Entre 2014 e 2016, tornou-se Diretor Comercial de uma startup de base tecnológica. Em 2016, junto com a Equatorial, foi responsável pela implantação da primeira rede LPWAN da América Latina para suportar aplicações de Smart Grid e outras aplicações. Também conduziu o desenvolvimento e a implantação do sistema de telemedição para o grupo B e integrações com sistemas comerciais na Equatorial. Atuou junto a diversas empresas na área de tecnologia, coordenando projetos de P&D&I que posteriormente se tornaram produtos comerciais. Atualmente, é Diretor de Inovação do NEPEN e coordenador do projeto GS5G, que aborda o uso de redes LTE/5G para Smart Grids e Cidades Inteligentes. Também coordena o projeto SINAPSE junto com a EQT LAB, focado no desenvolvimento de sensores para grandes ativos de subestação, utilizando inteligência artificial e visão computacional para manutenção preventiva.
QIANG LIU - UNIVERSIDADE DE MANCHESTER (UK)
Qiang Liu é Professor de Engenharia de Alta Tensão na Universidade de Manchester. Qiang obteve os graus de Bacharel e Mestre pela Universidade Jiaotong de Xi'an (XJTU), China, e o grau de Doutor pela Universidade de Manchester, Reino Unido. Atualmente, Qiang é o Chefe do Grupo de Pesquisa de Alta Tensão no Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica. Ele é o coordenador do Grupo Consultivo D1.01 da CIGRE sobre "Líquidos dielétricos e sistemas de isolamento impregnados em líquidos" e membro de vários grupos de trabalho A2/D1 da CIGRE. Ele também é membro sênior do IEEE e secretário da Sociedade de Isolamento Elétrico e Dielétricos do IEEE (DEIS). Sua pesquisa foca nos fundamentos dos líquidos dielétricos e suas aplicações de engenharia em equipamentos de energia e transporte eletrificado.