Palestrantes do XIV ISOMAN

Speakers of XIV ISOMAN

Organização

Organization


Patrocínio

Partner

PALESTRANTES DO XIV ISOMAN (2022)

 Diego Robalino

Dr. Diego Robalino é o Diretor de Desenvolvimento de Negócios - Power Transformers da Megger. Ele é especialista no diagnóstico de procedimentos de testes elétricos complexos e no desenvolvimento estratégico de tecnologia de teste de transformadores de última geração. Ele tem mais de 20 anos de envolvimento na profissão de engenharia elétrica com responsabilidades de gerenciamento nos sistemas de energia, petróleo e gás e áreas de pesquisa. Diego é Membro Sênior do IEEE, membro do Comitê de Transformadores do IEEE/PES, Profissional de Gerenciamento de Projetos certificado pelo Project Management Institute (PMI) e Presidente Geral da 40ª Conferência de Isolamento Elétrico do IEEE/DEIS 2022. Ele é autor e coautor de mais de 40 artigos técnicos relacionados à avaliação da condição de transformadores de potência, distribuição e instrumentos. Diego recebeu seu Ph.D. em Engenharia Elétrica pela Tennessee Technological University enquanto pesquisava a otimização do sistema de energia com foco em equipamentos antigos.

Dr. Diego Robalino is the Business Development Director - Power Transformers at Megger. He specializes in the diagnosis of complex electrical testing procedures and the strategic development of state-of-the-art transformer testing technology. He has over 20 years of involvement in the electrical engineering profession with management responsibilities in the power systems, oil and gas, and research arenas. Diego is a Senior Member of IEEE, a member of IEEE/PES Transformers Committee, a certified Project Management Professional with the Project Management Institute (PMI), and the General Chairman for the IEEE/DEIS 2022 40th Electrical Insulation Conference. He is the author and co-author of over 40 technical articles related to power, distribution, and instrument transformer condition assessment. Diego received his Ph.D. in Electrical Engineering from Tennessee Technological University while researching power system optimization with a focus on aging equipment.

Senja Leivo 

Senja Leivo é Especialista Sênior da Indústria na Vaisala na Finlândia, onde seu foco profissional é o monitoramento de condições de transformadores de potência. Na Vaisala, com seus 23 anos de experiência em negócios industriais internacionais, ela é responsável por identificar tendências estratégicas e novas necessidades de monitoramento no setor de energia, trazendo a voz dos clientes para o desenvolvimento de novos produtos. Ela foi uma importante colaboradora no desenvolvimento do monitor multigás DGA da Vaisala e sua entrada no mercado internacional. Como parte de sua função de especialista, ela é membro dos grupos de trabalho do CIGRE e representante da Vaisala em uma colaboração internacional de pesquisa sobre avaliação de condições de transformadores. Ela é um membro contribuinte do grupo de trabalho CIGRE D1/A2.77 e ex-WGs D1.52 e D1/A2.47. Membro titular do CIGRE SC D1 2020-2022. Senja tem mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais.

Senja Leivo is the Senior Industry Expert at Vaisala in Finland, where her professional focus is on condition monitoring of power transformers. At Vaisala, with her 23 years of experience in international industrial businesses, she is responsible for identifying strategic trends and new monitoring needs within the power industry by bringing customers' voice to the new product development. She has been a key contributor in development of Vaisala's multigas DGA monitor and its entry to the international market. As part of her expert role, she is member in CIGRE working groups and Vaisala representative in international research collaboration on transformer condition assessment. She is contributing member of CIGRE working group D1/A2.77 and the former WGs D1.52 and D1/A2.47. Regular member of CIGRE SC D1 2020-2022 Senja holds a Master of Science degree in Materials Science and Engineering.


Radoslaw Szewczyk

Radoslaw Szewczyk recebeu seu mestrado em Engenharia Elétrica na Universidade de Tecnologia de Lodz, Polônia, em 1998. Ele trabalha para o negócio de Infraestrutura Elétrica DuPont™ Nomex® como Especialista em Serviços Técnicos e Desenvolvimento para a região EMEA. Com experiência como engenheiro de projeto de transformadores, ele apoia o desenvolvimento de transformadores com a aplicação de materiais de isolamento Nomex®. É membro dos grupos de trabalho IEC, IEEE e CIGRE.

Radoslaw Szewczyk received his Master's degree in Electrical Engineering at Lodz University of Technology, Poland, in 1998. He works for DuPont™ Nomex® Electrical Infrastructure business as a Technical Service & Development Expert for EMEA region. With his background of transformer design engineer, he supports transformer developments with application of Nomex® insulation materials. He is a member of IEC, IEEE and CIGRE working groups.

 Luiz Affonso Guedes

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFPA em 1987, mestre em Engenharia Eletrônica e Computação pelo ITA em 1991 e doutor pela Unicamp em Automação e Engenharia de Computação em 1999. Atualmente, é professor titular do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq. Atua na área de Ciência de Dados, utilizando modelos estatísticos e técnicas de aprendizagem de máquina, com ênfase em aplicações industriais. É líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq sob denominação de "Modelagem e Análise Científica de Dados". Já orientou 15 teses de doutorado e 45 dissertações de mestrado e tem mais de 20 anos de experiência em coordenação de projetos de P&D, que resultaram em várias soluções de software em uso na indústria e com registro no INPI.

  Marco Antonio Marin

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica - ênfase eletrotécnica pela UTFPR, mestre em Sistemas de Potência pela UFSC. Atualmente é Gerente de Divisão de Engenharia de Linhas e Equipamentos de Subestações de Transmissão do Departamento de Engenharia de Manutenção da COPEL GeT. Atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento sendo gerente de diversos projetos. Participa de grupos de trabalhos técnicos nacionais (CIGRE e ABRATE).

 André Sá

Diretor Técnico da ACS Laboil, Mestre em Química dos Materiais pela Universidade Federal de Goiás, 41 anos de experiência em diagnóstico de transformadores de potência, desenvolveu atividades na CPFL, no período de 1981 a 1989, e CELG, até 1997 quando fundou a ACS Laboratórios, empresa focada no diagnóstico e manutenção de equipamentos elétricos. Desde 1983 participa dos principais fóruns de discussão do setor elétrico, como COBEI-ABNT - Comitê Brasileiro de Eletricidade - Associação Brasileira de Normas Técnicas, contribuindo na elaboração das normas técnicas brasileiras, Eletrobrás - GCOI - SCM - CFQ - Subcomitê de Manutenção, Comissão de Estudos de Físico-Química, e Cigré Brasil D1.01, Materiais e Tecnologias Emergentes. Foi Coordenador da Força Tarefa de Enxofre Corrosivo do Cigré Brasil, e Coordenador da Comissão de Estudos da CE 10.002 - Outros óleos isolantes sintéticos e naturais da ABNT.

Magno Soares

Magno Soares possui curso Técnico em Eletrotécnica (2012), graduação em Engenharia Elétrica (2017), especialização em Gerenciamento de Projetos (2019), especialização em Equipamentos Elétricos de Alta Tensão (2022) e atualmente cursando MBA Executivo em Administração: Negócios do Setor Elétrico na FGV. Desde 2009, atuando com transformadores de potência, reatores de derivação e reguladores de tensão. Iniciou suas atividades na TSEA Energia (Toshiba) em 2009, onde atuou no processo de fabricação de bobinas, montagem de enrolamentos, inspeção e ensaios elétricos finais de equipamentos até 600 MVA e 550kV até 2020. Em 2020, inicou os trabalhos na Engenharia de Manutenção da CTG Brasil, onde desenvolveu atividades voltadas para especificação, aquisição, manutenção, comissionamento e start-up de transformadores de potência e demais equipamentos de subestação de 14 usinas hidrelétricas, somando mais de 8GW de potência instalada. Em 2022, iniciou sua jornada na MR do Brasil, como Engenheiro Comercial, atuando em novos negócios do grupo Reinhausen, bem como prestando atendimento aos clientes de toda América Latina. Ademais, Magno Soares é membro do Cigré, atuou como professor universitário, instrutor técnico e palestrante em diversas universidades pelo Brasil.

Tarso Vilela Ferreira

Tarso Vilela Ferreira fez sua graduação (2005), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Engenharia Elétrica, todos cursados na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde foi professor de 2008 a 2017. Desde 2017 é professor no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e membro nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFS e da UFCG. Tem desenvolvido trabalhos que envolvem, dentre outros temas: monitoramento de equipamentos elétricos baseado em ultrassom, rádio interferência, descargas parciais, infravermelho e ultravioleta; aquisição de dados; inteligência artificial; geoprocessamento aplicado a energias renováveis; aterramento; simulações computacionais de campos eletromagnéticos e multifísicas. Participa de projetos de pesquisa no ambiente do P&D ANEEL desde 2000. Desde 2013 é pesquisador associado ao INESC P&D Brasil.

Paulo Fernandes

Engenheiro Químico, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Especialização em Gerenciamento de Resíduos Industriais Perigosos, pela Westinghouse Environmental Systems and Services (EUA); Especialização em Gerenciamento de Emissões Atmosféricas, pela Westinghouse Environmental Systems and Services (EUA); Mestre em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Pesquisador do Cepel e da Copel; Consultor da ONU / PNUD para a elaboração do "Projeto para Estabelecimento de Sistema de Gerenciamento de PCBs" em atendimento à Convenção de Estocolmo - 2007/2011; Auditor Ambiental com formação pela JPD Training Limited (Reino Unido); Gerente do Laboratório de Óleos Isolantes da Westinghouse do Brasil, primeiro laboratório privado do país a oferecer serviços de análises em óleos isolantes; Representante no Brasil da SDMyers Inc, um dos maiores laboratórios de análises em óleos isolantes dos EUA; Ex-Diretor Técnico da Mineraltec; Diretor Administrativo do Grupo VEGOOR.

Helena Wilhelm

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Química pela UFPR, mestre em Química pela UFSC e doutora em Química pela UNICAMP. É diretora da unidade de pesquisa e inovação da VEGOOR. Coordenou e participou de mais de 65 projetos de pesquisa e desenvolvimento. É inventora de 11 pedidos de patente registrados no INPI. Tem 123 trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais. Participa e coordena grupos de trabalhos técnicos, nacionais e internacionais (COBEI/ABNT, CIGRE e IEC). Atua principalmente nos temas de novos materiais, degradação de materiais e manutenção preditiva (papéis, óleos mineral e vegetal isolantes, SF6 e óleos lubrificantes). É professora do curso de especialização em Fluidos Isolantes e Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq.

Fale Conosco pelo WhatsApp